No último fim de semana antes deste post, recebemos a visita dos amigos (e casal) William e Sayako. O William sempre comentava que sua esposa preparava de um jeito bem especial um prato muito conhecido da culinária japonesa, o Udon. Fizemos o convite para que o mesmo fosse preparado aqui em casa e o resultado é o prato da foto acima. Aos que adoram a culinária japonesa (muito além dos sushis e sashimis) e aos que gostariam de experimentar, sigam a receita abaixo! 🙂
Ingredientes:
- 1 pacote de udon seco de 500g (foto);
- 1 pacote de massa de peixe “Tikuwa” (foto);
- 100g de carne de sukiyaki;
- 6 cogumelos secos do tipo shitaki;
- 1/3 pacote de shimeji (foto);
- +/- 130 ml de shoyu “kikkoman” (importado, menos ácido e menos salgado);
- 4 ovos cozidos(de preferência, do tipo caipira);
- Cebolinha (foto);
- Sakê para cozinha;
- Hondashi (tempero a base de peixe).
Os ingredientes listados acima podem ser facilmente encontrados em uma casa especializada em produtos japoneses. Em São Paulo, há alguns mercados na Liberdade.
Modo de preparo:
Pré-preparo:
Em uma tijela, acrescente 200ml de água quente junto com os cogumelos secos, para amolecer. Após cerca de 20 ou 30 minutos eles estarão prontos para fatiar. Reserve. Deixe a carne para sukyiaki de molho em 2 colheres de sopa de shoyu e mais 1 colher de sakê para cozinha. Reserve. Corte em fatias a massa para peixe (Tikuwa), assim como a cebolinha bem fininha. Reserve. Lave o shimeji e solte-os. Reserve.
Preparo:
Ferver 1 litro e 1/2 de água. Acrescente os cogumelos fatiados (que foram reservados) e deixe em fogo médio. Acrescente o caldo que saiu do cogumelo seco, cerca de 100ml de shoyo, 1/2 copo de sakê e 1/2 saquinho de hondashi. Deixe ferver. Em seguida, acrescente a carne fatiada e retire-a quando estiver levemente cozida. Reserve a carne. Acrescente o shimeji ao caldo e continue fervendo em fogo médio. Enquanto cozinha, deverão surgir bolhas/espuminhas na penela, é preciso ir retirando-as com uma concha durante o cozimento até o caldo ficar pronto (mais encorpado).
Em outra panela, ferva 2 litros de água e acrescente o pacote de Udon, mexa sempre para não grudar. Cozinhe-o por menos tempo do que o indicado no pacote (cerca de 1 ou 2 minutos a menos) para que o Udon fique no ponto. Escorra a água e jogue água fria para parar o cozimento da massa. Após escorrer bem a água, acrescente o Tikuwa (massa de peixe) no caldo da outra panela, junto com o Udon e deixe em fogo alto. Precisa servir bem quente.
Não esqueça dos ovos. Após o cozimento dos ovos, descasque-os e coloque-os em uma panela com 100ml de água fervida junto com 5 colheres de shoyo, mais 2 colheres de sopa de sakê para cozinha. Mexa por cerca de 3 minutos para dourar os ovos (com o shoyo).
Montagem do prato:
Pegue o Udon e coloque-o no “tyawan” (a tijelinha da foto), acrescente o caldo, a carne (que estava reservada), o shitaki, shimeji e o tikuwa. Coloque o ovo cortado ao meio e a cebolinha por cima. Pronto! 🙂
Tempo de preparo: Cerca de 45 minutos.
Rendimento: Serve de 4 a 5 pessoas.
Dica da Patroa:
A “carne para sukiyaki” costuma vir cortada e pronta em mercados especializados, mas se não a encontrar, pode ser Filé Mignon cortado em tirinhas e bem fininho. Se preferir, pode usar frango (sobrecoxa fatiada) ou então pode servir sem carne ou frango que também fica muito bom.