Udon

Publicado por | 26 de janeiro de 2012 | Carnes, Massas | Sem comentários
Print Friendly

Udon - Comidinhas da Patroa

No último fim de semana antes deste post, recebemos a visita dos amigos (e casal) William e Sayako. O William sempre comentava que sua esposa preparava de um jeito bem especial um prato muito conhecido da culinária japonesa, o Udon. Fizemos o convite para que o mesmo fosse preparado aqui em casa e o resultado é o prato da foto acima. Aos que adoram a culinária japonesa (muito além dos sushis e sashimis) e aos que gostariam de experimentar, sigam a receita abaixo! :)

Ingredientes:

  • 1 pacote de udon seco de 500g (foto);
  • 1 pacote de massa de peixe “Tikuwa” (foto);
  • 100g de carne de sukiyaki;
  • 6 cogumelos secos do tipo shitaki;
  • 1/3 pacote de shimeji (foto);
  • +/- 130 ml de shoyu “kikkoman” (importado, menos ácido e menos salgado);
  • 4 ovos cozidos(de preferência, do tipo caipira);
  • Cebolinha (foto);
  • Sakê para cozinha;
  • Hondashi (tempero a base de peixe).
Ingredientes - Udon - Comidinhas da Patroa

Os ingredientes listados acima podem ser facilmente encontrados em uma casa especializada em produtos japoneses. Em São Paulo, há alguns mercados na Liberdade.

Modo de preparo:

Cogumelos e Carne para Sukyiaki - Udon - Comidinhas da Patroa

Pré-preparo:
Em uma tijela, acrescente 200ml de água quente junto com os cogumelos secos, para amolecer. Após cerca de 20 ou 30 minutos eles estarão prontos para fatiar. Reserve. Deixe a carne para sukyiaki de molho em 2 colheres de sopa de shoyu e mais 1 colher de sakê para cozinha. Reserve. Corte em fatias a massa para peixe (Tikuwa), assim como a cebolinha bem fininha. Reserve. Lave o shimeji e solte-os. Reserve.

Preparo:
Ferver 1 litro e 1/2 de água. Acrescente os cogumelos fatiados (que foram reservados) e deixe em fogo médio. Acrescente o caldo que saiu do cogumelo seco, cerca de 100ml de shoyo, 1/2 copo de sakê e 1/2 saquinho de hondashi. Deixe ferver. Em seguida, acrescente a carne fatiada e retire-a quando estiver levemente cozida. Reserve a carne. Acrescente o shimeji ao caldo e continue fervendo em fogo médio. Enquanto cozinha, deverão surgir bolhas/espuminhas na penela, é preciso ir retirando-as com uma concha durante o cozimento até o caldo ficar pronto (mais encorpado).

Em outra panela, ferva 2 litros de água e acrescente o pacote de Udon, mexa sempre para não grudar. Cozinhe-o por menos tempo do que o indicado no pacote (cerca de 1 ou 2 minutos a menos) para que o Udon fique no ponto. Escorra a água e jogue água fria para parar o cozimento da massa. Após escorrer bem a água, acrescente o Tikuwa (massa de peixe) no caldo da outra panela, junto com o Udon e deixe em fogo alto. Precisa servir bem quente.

Não esqueça dos ovos. Após o cozimento dos ovos, descasque-os e coloque-os em uma panela com 100ml de água fervida junto com 5 colheres de shoyo, mais 2 colheres de sopa de sakê para cozinha. Mexa por cerca de 3 minutos para dourar os ovos (com o shoyo).

Montagem do prato:
Pegue o Udon e coloque-o no “tyawan” (a tijelinha da foto), acrescente o caldo, a carne (que estava reservada), o shitaki, shimeji e o tikuwa. Coloque o ovo cortado ao meio e a cebolinha por cima. Pronto! :)

Tempo de preparo: Cerca de 45 minutos.

Rendimento: Serve de 4 a 5 pessoas.

Dica da Patroa:

A “carne para sukiyaki” costuma vir cortada e pronta em mercados especializados, mas se não a encontrar, pode ser Filé Mignon cortado em tirinhas e bem fininho. Se preferir, pode usar frango (sobrecoxa fatiada) ou então pode servir sem carne ou frango que também fica muito bom.

Sobre Marcelo Sales

Mais conhecido também como "o patrão"... é designer desempenhando a função a mais de 15 anos. Comunicativo e detalhista, está sempre atento as peripécias da patroa na cozinha. No blog, além do layout e programação, é responsável pela publicação e revisão da maioria dos posts (se algo estiver errado, bote a culpa nele). Raramente tenta algo na cozinha, prefere dar pitacos e dizer se a patroa acertou ou não na receita... ao menos, ele lava a louça (xingando, mas lava). Acesse a página "Sobre o blog" e saiba mais do patrão...

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...