Torta de limão

Publicado por | 6 de abril de 2012 | Doces, Sobremesas | Sem comentários
Print Friendly

Torta de Limão - Comidinhas da Patroa

Quem é que não gosta de torta como sobremesa? E sem dúvida alguma a de limão é uma das preferidas da maioria das pessoas. Independentemente do que for servido, com essa torta de sobremesa você deixará uma boa impressão a todos os seus convidados.

Torta de Limão - Comidinhas da Patroa       Torta de Limão - Comidinhas da Patroa

Ingredientes Massa:

  • 2 xícaras (aprox. 250g)  de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa (aprox. 25g) cheia de açúcar;
  • 125g de margarina sem sal cortada em cubos;
  • 200ml de água fria.

Ingredientes do Recheio/Cobertura:

  • 10 colheres de sopa (aprox. 200g) de açúcar;
  • 2 colheres de sopa (aprox. 40g) de maizena;
  • Raspas e suco de 2 limões;
  • 4 ovos (gema e clara separadas);
  • 250ml de água.

Modo de preparo:

Massa:
Coloque a farinha em uma tigela, misture o açúcar e os pedaços de margarina, amasse bem até virar um tipo de farofa e a margarina se desfazer em pequenos pedaços, acrescente aos poucos a água e misture com as mãos até formar uma bola de massa que desgrude das mãos facilmente. Se necessário coloque mais uma colher de farinha. Polvilhe um pouco de farinha em uma superficie e amasse mais um pouco a massa, coloque em um saquinho plastico e leve a geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Passado esse tempo, coloque a massa em uma forma redonda de fundo removível e vá distribuindo com as mãos até forrar a forma e as laterais. Fure a massa com um garfo para que ela não crie bolhas. Leve ao forno médio por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Retire e reserve.

Recheio:
Misture 3 colheres de sopa de açúcar com a maizena e as raspas do limão, junte as gemas e mexa com um fuê até ficar homogêneo. Reserve. Coloque o suco do limão em um recipiente/medidor e complete com água até alcançar 300ml, leve ao fogo até ferver e retire. Acrescente aos poucos a mistura das gemas, batendo sempre com o fuê até ficar homogêneo. Leve ao fogo novamente, mexendo sempre até engrossar bem. Despeje na base da massa que estava reservada.

Cobertura:
Bata as claras em neve. Junte o açúcar restante, batendo sempre. Bata por cerca de 2 minutos até ficar brilhante e engrossar. Espalhe sobre a camada de limão e faça “ondinhas” (semelhante a foto) com o fundo de uma colher. Coloque em um forno em temperatura média e asse por cerca de 15 minutos ou até dourar a cobertura.

Deixe descansar por mais 15 minutos e sirva em seguida. Aguarde os elogios. :)

Tempo de preparo: Até 1 hora.

Rendimento: 10 fatias em média.

Sobre Marcelo Sales

Mais conhecido também como "o patrão"... é designer desempenhando a função a mais de 15 anos. Comunicativo e detalhista, está sempre atento as peripécias da patroa na cozinha. No blog, além do layout e programação, é responsável pela publicação e revisão da maioria dos posts (se algo estiver errado, bote a culpa nele). Raramente tenta algo na cozinha, prefere dar pitacos e dizer se a patroa acertou ou não na receita... ao menos, ele lava a louça (xingando, mas lava). Acesse a página "Sobre o blog" e saiba mais do patrão...

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...