Salmão gratinado com molho bechamel

Publicado por | 4 de dezembro de 2011 | Frutos do Mar, Prato Rápido | Um comentário
Print Friendly

Salmão gratinado (Pronto) - Comidinhas da Patroa

A patroa comprou um salmão “lindão”, mas estava achando um pecado simplesmente botar pra grelhar. Eis que ela pegou um de seus livros preferidos, viu uma receita e como sempre, deu os seus toques. Gratinou o salmão no molho bechamel. Se tiverem alguma dúvida de que tenha ficado bom, experimentem fazer… não irão se arrepender!

Ingredientes:

  • 500g de filé de salmão;
  • 1 caixa de tomatinhos, tipo cereja (250g);
  • 1 pacote de parmesão ralado;
  • Salsinha à gosto;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 dentes de alho bem picados;
  • Sal;
  • Azeite;
  • Molho Bechamel (o campeão de nossas receitas).

Modo de preparo:

Corte o salmão em 4 grandes pedaços, tempere com limão, sal, alho picado e um fio de azeite e reserve. Prepare o molho bechamel* com pouco sal, pois usaremos parmesão ralado no gratinado e pode salgar demais, reserve. Corte os tomates cereja ao meio, forre um refratário e tempere com um pouco de azeite e sal. Coloque por cima os pedaços de salmão, como demonstrado na foto abaixo.

Salmão gratinado - Comidinhas da Patroa

Salpique salsinha a gosto. Cubra com o molho bechamel e salpique o parmesão ralado por cima. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, até o molho começar a dourar por cima. Se tiver dourador deixe por mais 5 minutos. Sirva com arroz branco como acompanhamento.

*Molho bechamel:
Em uma panela derreta a margarina com o azeite, acrescente a farinha de trigo, mexendo sem parar (de preferência com um fue, mais conhecido como batedor de ovos, ele é indispensável para conseguir resultados mais homogêneos), assim que a farinha mudar de cor ficando dourada, acrescente aos poucos o leite e continue mexendo, em fogo baixo para não empelotar. Mexa até o creme encorpar, tempere com o sal e um pouco do parmesão ralado. Experimente e acrescente o sal e o queijo a vontade (a seu gosto). Se preferir, veja o vídeo de como preparar o molho.

Tempo de preparo: Até 40 minutos (contando o tempo de forno).

Rendimento: até 4 porções.

Dica da patroa: 

– Para ter um gratinado mais bonito, pique 2 fatias de mussarela em pequenos pedaços e coloque por cima do molho. Ela vai dar uma crosta crocante ao gratinado.

Sobre Marcelo Sales

Mais conhecido também como "o patrão"... é designer desempenhando a função a mais de 15 anos. Comunicativo e detalhista, está sempre atento as peripécias da patroa na cozinha. No blog, além do layout e programação, é responsável pela publicação e revisão da maioria dos posts (se algo estiver errado, bote a culpa nele). Raramente tenta algo na cozinha, prefere dar pitacos e dizer se a patroa acertou ou não na receita... ao menos, ele lava a louça (xingando, mas lava). Acesse a página "Sobre o blog" e saiba mais do patrão...

1 comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...