Risoto é um prato coringa na cozinha, pois vai bem com quase tudo. Sem falar que é uma boa forma de se aproveitar alguns ingredientes que estão na geladeira despensa e que você não tem idéia do que fazer com eles. Aqui vamos mostrar uma excelente opção para se fazer com palmito.
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz arbóreo (para risoto);
- 1 cebola ralada;
- 1 vidro pequeno de palmito picado em pedaços;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 1 xícara de muçarela ou queijo prato ralado;
- Cebolinha bem picada;
- Caldo de galinha em cubos diluido em água;
- 1 dose de rum.
Modo de preparo:
Aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola até murchar um pouco. Acrescente o arroz e frite em fogo alto mexendo sempre. Coloque o rum e mexa até evaporar completamente, adicione aos poucos o caldo de galinha mexendo sempre. Conforme ele for secando coloque mais caldo. Acrescente o palmito picado, mexa bem e continue acrescentando o caldo e mexendo até o arroz ficar “al dente”*. Na hora de servir acrescente a outra colher de manteiga e mexa bem, salpique a cebolinha e a muçarela ralada, o calor do risoto fará o queijo derreter. Sirva imediatamente.
*Se você achar muito complicado acertar o ponto do risoto, assista a nossa receita de Risoto de Shimeji e Champignon que postamos ano passado aqui no blog.
Tempo de preparo: 30 minutos aproximadamente.
Rendimento: A receita acima serve de 4 a 6 pessoas (dependendo dos acompanhamentos).
Dica da Patroa:
Caso você sirva frango cozido como acompanhamento, uma boa dica é reutilizar a água de cozimento do frango para substituir o Caldo de Galinha. Tempere a água com sal, pimenta do reino, cebola e azeite. Ficará muito mais saboroso. Experimente.
Boa receita so nao gosto desta idéia de aproveitar o que tem na geladeira lembra aqueles arroz de forno de domingo… Nao to fora prefiro preparar os ingredientes kkk.
Cuidado pra nao flabar o arroz com o rum rs isso aconteceu quando eu coloquei. Cachaça cuja a graduação alcoólica é semelhante a do rum.
A idéia do rum é muito boa e já fiz uma receita por aqui.
Mas arroz de forno de domingo é tudo de bom!! rsrs
Mas é verdade… na verdade erramos o texto e não era geladeira, mas sim “despensa”… 🙂 Ou seja, tudo novo… rsrs
Sobre o fogo, se estiver muito alto, realmente corre-se o risco… mas normalmente é só na primeira vez, depois a gente aprende… 🙂