Passa o natal e começam as liquidações de panetones e chocotones. Essa semana, já cansada de comer chocotone, decidi tentar um pudim novo. Não existe pudim de pão? Então, decidi fazer o meu de chocotone. E essa experiência deu certo… o patrão que o diga!
Ingredientes:
- 250 gramas de chocotone (pode ser panetone);
- 500 ml de leite frio;
- 1 colher de sopa de essência de baunilha;
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 4 gemas;
- 4 claras em neve;
- 1 dose de vinho tinto ou lícor (de preferência de chocolate);
- 1 colher de chá de fermento em pó;
Para a calda:
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 1 xícara de água.
Comece preparando a calda, aqueça a panela, coloque o açúcar e deixe até começar a derreter e dourar (experimente. Não deixe muito tempo para não ficar amargo), acrescente a água e deixe ferver até dar o ponto de uma calda grossa. Ainda quente, coloque o caramelo em uma forma (onde será assado o pudim) e reserve. Bata as claras em neve e reserve.
Para o pudim, corte pequenos pedaços do chocotone, junte o leite e deixe amolecer um pouco. No liquidificador coloque as gemas (passadas por uma peneira), o vinho, a baunilha e o açúcar. Acrescente os pedaços de chocotone amolecidos e bata rapidamente, apenas para triturar um pouco mais o pão. Acrescente a esta mistura as claras em neve e o fermento, misture delicadamente. Coloque a mistura na forma caramelizada e leve ao forno médio por aproximadamente 1 hora. Não precisa de banho maria e nem cobrir a forma com papel alumínio. Após aproximadamente 1 hora, seu pudim estará assim (como na foto abaixo). Daí basta desenformar, esperar gelar e servir!
Tempo de preparo: 1h30 incluindo tempo de forno
Rendimento: até 10 porções
Dica da patroa:
Espere o Pudim gelar bastante antes de servir. Quanto mais consistente ficar o pudim, melhor será o sabor. Para ter uma clara em neve mais durinha é só acrescentar uma pitada de sal na clara quando ela estiver começando a crescer na batedeira.