Todo mundo gosta de doces. Uns menos, outros mais, mas é fato que todos gostam de algum tipo de doce. Pavê então. É sempre sucesso! E sempre temos um tio piadista que conta a mesma piada de sempre… “É pavê ou pacumê?” 🙂 Independente das piadinhas, o que importa mesmo é que esse pavê da foto acima é bem simples de fazer.
OBS: A patroa aproveitou a receita existente atrás de uma embalagem de biscoitos e fez algumas modificações… 🙂
Ingredientes:
- 1 pacote de biscoito champanhe;
- 3 xícaras de leite;
- 3 colheres de sopa de maizena (amido de milho);
- 5 colheres de sopa de açúcar;
- 1 gema;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 2 xícaras de morangos picados;
- 1 caixinha de creme de leite para chantilly (bem gelada);
- Raspas de limão.
Modo de preparo:
Comece fazendo o creme de baunilha. Misture 2 xícaras de leite com a gema, a maizena e o açúcar. Mexa bem até todos os ingredientes estarem dissolvidos. Leve a mistura ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e misture a essência de baunilha. Mexa bem. Prove se o açúcar está bom e se achar que precisa de mais, acrescente 1 colher e mexa até dissolver. Repita até achar que está bom. Reserve. Para a cobertura, bata o creme de leite gelado em velocidade alta. Acrescente 1 colher de açúcar até dissolver e dar o ponto de chantilly (se não souber como é o ponto de Chantilly, veja essa receita que publicamos de um Merengue de Morango). Reserve.
Para montar, escolha um refratário pequeno e distribua uma camada de biscoito molhado no leite (coloque uma tigela com o restante do leite ao lado para agilizar a montagem). Sobre a camada, distribua metade do creme de baunilha e metade dos morangos picados. Repita mais uma camada. Cubra com o chantilly e decore com raspas de limão. Leve para gelar pelo menos 2 horas.
Tempo de preparo: Até 40 minutos (mais 2h de geladeira).
Rendimento: De 8 a 10 porções.