Gratinado de Brócolis e Palmito com Filé Mignon ao Alho Poró

Publicado por | 14 de setembro de 2011 | Carnes, Prato Light | 3 comentários
Gratinado de brócolis e palmito
Print Friendly

O pessoal estava pedindo mais pratos lights, sendo assim aqui vai mais um. Dependendo do ponto de vista ele não é tão light assim (ainda mais com o acompanhamento da foto), mas tirando um ingrediente ali e outro aqui e adaptando a sua receita você consegue uma excelente opção de prato light relativamente rápido de fazer.

  •  
    Tempo de preparo
    45 min
  •  
    Rendimento
    4 porções

Ingredientes:

  • 1 brocólis ninja, fresco (congelado não é o ideal);
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 pacote (50g) de queijo ralado;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • sal (a gosto);
  • 1 colher de chá de azeite.

Modo de preparo:

Separe os ramos do brocólis e cozinhe em água fervente com uma pitada de sal por poucos minutos até o brocólis ficar “al dente”. Reserve. Vamos preparar um molho muito conhecido, chamado de Bechamel: Em uma panela derreta a margarina com o azeite, acrescente a farinha de trigo, mexendo sem parar (de preferência com um fue, mais conhecido como batedor de ovos, ele é indispensável para conseguir resultados mais homogêneos), assim que a farinha mudar de cor ficando dourada, acrescente aos poucos o leite e continue mexendo, em fogo baixo para não empelotar. Mexa até o creme encorpar, tempere com o sal e um pouco do parmesão ralado. Experimente e acrescente o sal e o queijo a vontade (a seu gosto). Molho pronto, pegue uma assadeira coloque o brocólis cozido e despeje-o por cima, polvilhe com o parmesão ralado e leve ao fogo até gratinar. Depende muito do forno, o meu tem dourador e em 15 minutos está pronto.

Dica da patroa:

– Coloque no alho poró (ou nas cebolas) uma pitada de vinagre durante o cozimento, pois o sabor fica “azedinho” e levemente adocicado.
– Aqui também vale o truque para derreter a manteiga/margarina citado no post do shimeji… acrescente uma colher de café de azeite para que a margarina não fique escura.

– Achou o molho bechamel muito complicado de se fazer? Experimente assistir a esse vídeo demonstrando o seu preparo.

Acompanhamento:

Para essa receita, melhor que o tradicional arroz seria um bom filé e nesse caso optei pelo filé mignon com alho poró como aparece na foto.

Seu preparo é bem simples: Tempere o filé com sal e alho, coloque em uma frigideira em fogo alto (bem passado), fogo médio (ao ponto), fogo baixo (mal passado). O ponto para virar o bife é quando as laterais começarem a ficar cozidas ou douradas.

Após a fritura dos filés, acrescente na mesma frigideira o alho poró cortado em rodelas bem finas, coloque um fio de azeite e deixe dourar por alguns minutos.

Sobre Marcelo Sales

Mais conhecido também como "o patrão"... é designer desempenhando a função a mais de 15 anos. Comunicativo e detalhista, está sempre atento as peripécias da patroa na cozinha. No blog, além do layout e programação, é responsável pela publicação e revisão da maioria dos posts (se algo estiver errado, bote a culpa nele). Raramente tenta algo na cozinha, prefere dar pitacos e dizer se a patroa acertou ou não na receita... ao menos, ele lava a louça (xingando, mas lava). Acesse a página "Sobre o blog" e saiba mais do patrão...

3 comentários

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...