Cozinhando com 4 ingredientes ou menos!

Publicado por | 20 de novembro de 2011 | Dicas da Patroa, Prato Rápido | Sem comentários
Print Friendly

Vamos lá… me digam qual é o maior problema de cozinhar bem no dia-a-dia. Cansaço físico ou emocional? Nada de cansaço… é preguiça mesmo? A maioria das pessoas sempre alegam a questão do tempo (ou a falta dele). Daí, ficam felizes em preparar aquele miojo de 3 minutos ou então esquentar aquele arroz e feijão que já estão na geladeira a mais de 3 dias… 😉

Foi pensando nisso que Kim McCosker, criou um conceito de receitas com 4 ingredientes ou menos. Ou como diria o lema de seu programa… “Rápida, Fresca e Saudável!“. O programa oficial é Australiano e seu site oficial traz algumas receitas simples e rápidas, mas também há o canal no Youtube com vídeos dessas mesmas receitas. A GNT exibe uma versão do programa, todas as terças as 11:30, em que a Kim McCosker recebe a ajuda de Rachael Bermingham. Como no site oficial a segunda não aparece, não sei dizer se as temporadas exibidas são antigas ou não.

Aproveitando as receitas do programa, a patroa resolveu experimentar e adaptou uma das receitas exibidas para criar um Muffin de Milho (sim… muffin não é apenas doce!) que apesar de não ter ficado espetacular (não sou chegado a milho, confesso) é uma excelente opção para receber os amigos em casa, principalmente se for naquele domingo chuvoso que ninguém curte… :)

Ingredientes:

Aqui vale uma observação. A receita original continha 4 ingredientes, mas o tipo de farinha já incluia fermento e não tínhamos esse tipo em casa, além disso a patroa optou em customizar a receita acrescentando queijo ralado, por exemplo. Mas nada disso influenciou o tempo de preparo… foi só uma adaptação. :)

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá (cheia) de fermento;
  • 3/4 de xícara de leite;
  • 4 colheres de maionese;
  • 1/2 lata de milho;
  • 1/2 saquinho de parmesão ralado;
  • sal.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a temperatura média (aproximadamente 200ºC). Em um recipiente grande, misture todos os ingredientes com uma faca, pois segundo a receita original isso incorpora mais ar na massa e o muffin ficará mais “fofo”. Após misturar todos os ingredientes, distribua-os em forminhas untadas e enfarinhadas conforme a foto abaixo.

Muffin de Milho - Antes de assar - Comidinhas da Patroa

Após 20 ou 30 minutos (depende do forno) eles ficarão dourados e prontos pra servir. Conforme a imagem abaixo…

Muffin de Milho - Depois de assar - Comidinhas da Patroa

Tempo de preparo: Até 40 minutos (10 de preparo e 20 ou 30 de forno).

Rendimento: até 10 muffins.

Dica da Patroa:

Pra quem não é tão chegado a milho (como o patrão), pode tentar substituir por algum ingrediente que prefira. Experimente presunto e queijo, por exemplo!

Sobre Marcelo Sales

Mais conhecido também como "o patrão"... é designer desempenhando a função a mais de 15 anos. Comunicativo e detalhista, está sempre atento as peripécias da patroa na cozinha. No blog, além do layout e programação, é responsável pela publicação e revisão da maioria dos posts (se algo estiver errado, bote a culpa nele). Raramente tenta algo na cozinha, prefere dar pitacos e dizer se a patroa acertou ou não na receita... ao menos, ele lava a louça (xingando, mas lava). Acesse a página "Sobre o blog" e saiba mais do patrão...

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...