
Zapeando entre os canais, eis que a patroa vê a Palmirinha preparando esfihas… não deu outra. Ela ficou com vontade e quis tentar fazer também. Veja aqui o passo-a-passo da receita e tente fazer as suas próprias esfihas caseiras você também. Como uma 1ª tentativa da patroa, dou nota 9 somente porque as esfihas depois de assadas não ficaram “bonitinhas”, mas garanto que ficaram bem saborosas! Tenho certeza que na próxima tentativa a patroa irá tirar uma nota 10… 🙂
-
Tempo de preparo
Pouco mais de 1h -
Rendimento
30 esfihas (depende do tamanho)
Ingredientes:
- 1kg de Farinha de Trigo;
- 250ml de água morna;
- 200ml de óleo;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa (rasa) de sal;
- 3 tabletes de fermento para pão;
- 1 gema;
Para o recheio:
- 500g de carne moída;
- 1 cebola picada;
- 2 tomates picados;
- 1/2 maço de hortelã picada;
- Suco de 2 limões;
- sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Para começar, coloque todos os ingredientes do recheio em um recipiente e misture bem. Reserve enquanto você prepara a massa. É importante preparar o recheio antes para que os temperos peguem gosto na carne moída.
Em um outro recipiente, esfarele o fermento e adicione o sal. Misture bem até ficar líquido. Acrescente a água morna, o óleo e o açúcar e mexa bem todos os ingredientes. Com uma peneira, adicione a farinha aos poucos, enquanto mistura a massa.
Após misturar bem os ingredientes, comece a sovar a massa (lembre da época de escola e imagine uma massinha de modelar). Veja as fotos abaixo e e tente acompanhar os movimentos. A massa precisa ficar bem macia. O processo todo pode demorar cerca de 5 a 10 minutos.
Quando achar que a massa está macia, deixe-a descansando em um recipiente por até 30 minutos. Veja na foto abaixo a comparação da massa antes e após esse período. Ela vai crescer e ficará mais macia ainda.
Chegou a hora de abrir a massa. O ideal é fazer isso com um rolo. No nosso caso, a patroa não tinha disponível um rolo, portanto improvisamos com um copo de plástico. Em uma superfície lisa, adicione bastante farinha para que a massa não grude e vá rolando e abrindo-a como nas fotos abaixo. Feito isso, corte pequenos pedaços redondos. Aproveitamos o mesmo copo, como podem ver.
Hora de separar o recheio. Pegue o recipiente que estava reservado com a mistura e escorra-a com uma peneira para extrair todo o caldo. Nesse momento, você pode pré-aquecer o forno em uma temperatura de 180º.
Comece a colocar o recheio na massa e feche unindo as pontas de forma que fique parecida com um triângulo (a patroa achou essa parte a mais complicada!).
Pincele todas as esfihas com a gema do ovo e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. O tempo pode variar de acordo com a potência de seu forno, portanto acompanhe as esfihas serem assadas. Assim que elas estiverem com a aparência da primeira foto desta receita, elas estarão prontas para servir.
Perai,postou as esfihas todas abertas?feias pacas
Obrigado pela visita Ricardo… Talvez tenha sido esse o motivo do título do post ser “Aprendendo a fazer esfihas”… 🙂 Abs