5 mandamentos da cozinha feliz!

Publicado por | 2 de setembro de 2011 | Dicas da Patroa | Sem comentários
Print Friendly

Nunca imaginei que meu primeiro texto na internet seria sobre cozinha. Pois é, eu que sempre estudei e dei aulas sobre liderança, decidi fazer minha primeira publicação na internet falando de um tema que eu conheço pouco, pesquiso bastante e amo muito.

Sabe aquela coisa de 10 mandamentos pra tudo? 10 mandamentos da liderança! 10 mandamentos da vida saudável! 10 mandamentos pra resolver seus problemas financeiros! E por aí vai? Resolvi simplificar e ao invés de 10 serão apenas 5 mandamentos para uma cozinha ou cozinheira feliz. :)

Vamos a eles:

1. Cozinhe para você mesma(o)
Não adianta nada você se esforçar para agradar o patrão ou a patroa se você não apreciar a sua própria comida. Em algum lugar, li um mandamento parecido com isso: “Ame a si mesmo para ser amado” (ou algo assim). A idéia é essa. Faça o que você gosta (isso não é egoísmo), simplesmente não dá pra agradar a todos, mas sempre terão os que gostam do que você faz.

2. Cozinhar deve ser fácil
Afinal a gente trabalha, estuda, paga contas, assiste novelas, faz as unhas, etc… Então não adianta escolher a receita mais sofisticada e complicada. Lembre-se: Menos é mais! Procure seguir receitas saborosas e práticas, não tenha medo de utilizar algumas facilidades do mundo moderno (alimentos congelados, saladas higienizadas e temperos prontos).

3. Tenha a mão, objetos práticos e úteis
A montagem de uma boa cozinha começa com a escolha dos utensílios certos: descascador de legumes, ralador de queijo, moedor de pimenta, espátulas, entre outros indispensáveis. (em breve teremos um post especificando cada um dos ítens da “cozinha perfeita”).

4. Pratique a gestão do tempo
Ok. Falar sobre isso aqui pode soar estranho, mas depois que comecei a criar e a organizar meu armário e minha geladeira de um modo prático e que eu conseguisse ter uma visão geral de tudo, minhas receitas ficaram mais criativas e mais rápidas. Gestão do tempo na cozinha é essencial! Preparou tudo e está na hora de um cozimento longo? Aproveite pra tomar banho, fazer as unhas, dar uma olhadinha no Facebook, etc… (acreditem, faço isso e dá certo). Um timer é fundamental. Ele vai te lembrar a hora certa de dar uma espiada no preparo do alimento.

5. Não deu certo? Desista!
È melhor um fim hororroso do que um horror sem fim (plagiando um gestor amigo). Percebeu que a receita não vai ficar bacana, seja pelo ingrediente que estava ruim ou pelo sal que passou demais do ponto? Não tenha dúvida e aborte a receita. Peça uma pizza ou faça um lanchinho natural com uma saladinha e diga que o jantar hoje é leve. Ele vai adorar e nem perceber que algo deu errado! 😉

Semana que vem, posto mais dicas da patroa!

Sobre Alessandra Miliatti

"A patroa" aqui do blog é quem cria ou reproduz as receitas neste espaço. Profissionalmente atua como Analista de Treinamento e quando está longe dos palcos ou salas de aula, levanta a tampa das panelas e vive procurando o ingrediente perfeito. Se você não gosta de algum ingrediente apresentado nas receitas do blog, ela é a pessoa certa pra te falar qual dá pra substituir. Quer saber mais sobre a patroa? Veja a página "Sobre o blog"...

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você também pode usar o Facebook se achar melhor...